quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O que é essencial para ti?

instagram.com/anita_lookaday

Já vos falei aqui do processo de tomar decisões que passa, sem dúvida, por fazer escolhas. E se termos a opção de escolha é uma das grandes vantagens da evolução da sociedade que temos, por outro lado, toda a imensidão de opções que temos à nossa disposição hoje em dia acarreta um sem número de dificuldades, sendo a maior delas a grande confusão mental que propicia. E a imagem com a citação, em cima, pode ser mais uma ajuda neste difícil processo de decisão diário: 'Se não é um um sim claro, então é um não claro.' É importante aprender a dizer Não para que as milhentas opções e solicitações não tomem conta da nossa vida ao ponto de apenas irmos na onda em vez de fazermos o que queremos e vivermos a vida que desejamos. E é tão fácil isto acontecer. Aliás, é o caso de muitas de vocês, certo? Por isso, tão importante como sair da nossa zona de conforto e ser flexível para aceitar algo fora do plano, é também fundamental saber parar, re-centrar, relembrar o nosso objetivo e o que é importante para sabermos ao que temos que dizer que Não. E sem culpa associada, seria o ideal. Portanto, para ajudar nesta decisão, pergunta-te: O que é essencial para ti? Depois, corta o acessório. Parece que é muito fácil mas é bem complicado. Aliás, a maioria dos casos que recebo em Life Coaching são justamente dilemas em tomadas de decisão, em querer saber dizer que não com mais facilidade, em ganhar de novo o controlo da própria vida.

E volto a repetir. "O grande benefício do Coaching e, segundo a minha experiência, é mesmo o de ajudar a tomar decisões. Seja enquanto adolescente que tem que decidir o futuro, jovem adulto que tem que continuar a decidir o futuro e, muitas vezes, a mudar de rumo, ou enquanto adulto de meia-idade que se vê com contínuas escolhas a serem feitas. Tomar decisões é algo que nos acompanha por toda a vida, seja no campo profissional ou pessoal. Que carreira escolho? Vou para o estrangeiro ou fico? Caso ou não caso? Tenho filhos agora ou mais tarde? Compro este casaco ou aquelas botas? Mais ou menos decisivas, as escolhas têm que ser feitas - não escolher é deixar que o façam por nós e, no fundo, adiar a decisão porque não podemos viver a vida inteira pelas opções alheias. Nesta situação, ajuda então, ter alguém que nos ajude a desembrulhar o rolo mental e a ver as opções com mais clareza e assertividade. O processo de coaching permite um maior auto-conhecimento e uma orientação na decisão correta - aquela que sentimos, sem sombra de dúvida, ser a mais acertada."

Uma outra ajuda neste sentido de descobrir o essencial e simplificar todas as áreas da nossa vida, e que recomendo, é a leitura do livro de onde a citação foi retirada - Essencialismo, de Greg McKeown. Aprender a fazer menos mas melhor sempre foi o meu objetivo e é contínuo trabalhar para isso. Acredito que também seja o ideal para muitas de vocês, por isso, é uma boa leitura e não deixem de aplicar o essencialismo em todas as áreas da vossa vida. O caos diário pode ter os dias contados! ;)

instagram.com/anita_lookaday



2 comentários:

  1. Tenho o livro na minha mesinha de cabeceira para começar a ler em breve assim que acabar o livro em que estou agora...comprei quando vi a tua foto desta citação no instagram :)
    Adorei o post Anita :)

    Um beijinho
    http://ichoosejoy.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Joaninha, obrigada, vais gostar de ler! :) Muito giro o teu blog!! :D beijinhooo

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...