terça-feira, 23 de junho de 2015

Capsule wardrobe - viver com o armário limitado. São capazes?



Com pouco se pode fazer muito e com um guarda-roupa minimalista podem estar impecáveis, todos os dias. São fãs da ideia e acreditam em mim? Então, venho trazer-vos, hoje, outro bom exemplo que vos mostra como podem viver com armários limitados e serem ainda mais felizes. Aqui já vos falei do Projeto 333, cujas regras assentam em viver com 33 peças por 3 meses. Hoje, aumenta um pouco o número de peças para descansar quem já ia tendo um mini ataque cardíaco em pensar só nas 33 peças. O armário cápsula que vos proponho hoje tem 37 items. Hu hu, digam lá que não é viver à larga? :) À larga e bem à vontadinha é o que garanto a quem acha que vai ficar sem nada para vestir. 

A Caroline, do blog Unfancy, publica os seus outfits diários à volta da premissa do capsule wardrobe ou armário cápsula. O que é um capsule wardrobe? É, basicamente, um mini armário, menos cheio e mais simplificado, composto por peças bem versáteis e que vocês mais adoram vestir. E a autora decidiu que o seu armário teria a módica quantia de 37 peças, o que inclui tops, partes de baixo, vestidos, casacos e sapatos. Acessórios, roupa de praia, de desporto, de dormir, etc, não entram para esta contagem. Podem respirar de alívio. No exemplo do seu capsule wardrobe de Primavera, na imagem em cima, ela só considerou 34 peças, no entanto. E eu até sou menina para dizer que vocês até viviam muito bem com menos de 30 peças. 20, anyone? Se ainda não desmaiaram de aflição com esta sugestão, até vos desafio a tentarem um armário cápsula ainda mais comedido. ;)

O caso de muitas de nós é ocupar muito tempo a comprar roupas novas e acabarmos sempre a usar o mesmo. Right? Ter um armário cheio e a sensação de não ter nada para vestir. Portanto, mais não é necessariamente melhor. Muitas vezes, piora. Ter muita escolha, em tudo, dificulta imenso o processo de tomada de decisão, para além de que nos ocupa imenso tempo e energia em sessões infinitas de compras, de lavagens, passar a ferro e todo o processo de cuidar, arrumar, manter a roupa. Mais o dinheiro gasto. Concluindo, uma trabalheira dispendiosa e sugadora de energia que podemos evitar, sem perder o gosto e dedicação pelo estilo. 


  • Escolher 37 peças do vosso armário, excluindo roupa de ginásio, acessórios, roupa de praia, de dormir, roupa interior e a clássica de andar por casa. Estão a pensar no vosso guarda-roupa a abarrotar e a pensar como é que vão escolher apenas 37 peças?? Não tem nada que saber! Esvaziem o vosso armário na totalidade e disponham tudo em cima da cama, por exemplo. As peças que amam de paixão e usariam agora mesmo voltam para o armário, sem dúvidas. As que já não vos fazem sentido e não usariam, metam de lado, para dar, para deitar fora, venderem ou o que seja. As peças sazonais, como um casaco de inverno e malhas que não usam na estação quente mas adoram e usariam, arrumem no espaço do armário de inverno, numa caixa, na arrecadação, onde for, para incluírem no capsule wardrobe da estação fria. E as peças que vos deixam em dúvida, que não sabem se vos ficam assim muito bem, que não sabem se é a cor certa para vocês, que não conseguem largar porque deram muito dinheiro por elas ou porque têm valor sentimental, armazenem num sítio que podem lá voltar, se assim quiserem. O mais provável é não se lembrarem mais delas e se for esse o caso, se no final da estação não lhes tiverem mexido, significa que não foram usadas há pelos menos 3 meses e aí concluem que se não vos fizeram falta, provavelmente não irão fazer nunca e podem ir à vida delas. Toca a praticar o desapego. :)
  • Usar apenas estas 37 peças durante 3 meses - uma estação. O verão acabou de começar, que tal iniciarem-se nesta empreitada e criarem o vosso capsule wardrobe para estes 3 meses quentes??
  • Aproveita ao máximo o teu armário cápsula e não vás às compras durante estes 3 meses! 
  • Mas nas últimas duas semanas da estação podes dedicar-te ao planeamento do próximo armário cápsula e a comprar o que achas que está em falta. Não te esqueças de que há peças que podem muito bem transitar de estação para estação e que podes ir buscar as peças sazonais que puseste de lado. 5 pecinhas novas é mais do suficiente para cada estação, ok?

Fácil, certo? :) No entanto, se acham muito assustador atacar o vosso guarda-roupa sozinhas (toda a gente sabe que há monstros nos armários!), estejam à vontade para pedir uma ajudinha e tratamos disso. ;) Terem um closet desafogado só vos traz vantagens e muito mais confiança, no vosso estilo e em vocês. Arrisquem no menos, não em mais! ;)


Cliquem na imagem a seguir para verem mais ao pormenor as bases do projeto de Capsule Wardrobe do Unfancy.





4 comentários:

  1. Há uns dois anos fiz um desafio de 33(30?) peças para 30 dias. Foi muito interessante e a verdade é que o meu roupeito tem vindo a simplificar-se cada vez mais. Agora sinto que estou a precisar de me reorganizar e esta ideia é bem boa (se bem que não sei se me metia novamente neste tipo de desafio), nem que seja só para "destralhar" e arrumar o roupeiro. Se bem que eu devia incluir roupa de praia, tenho imensa que não uso e guardo mais por questões emocionais que outra coisa... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nem que seja para destralhar e fazer a triagem das peças 'love so much' das 'mais ou menos', é muito bom. E nas roupas que não são incluídas - praia, de ginásio, de dormir, andar por casa - também podemos, sim, impor alguns limites, por exemplo, número máximo de biquínis, de saídas de praia, etc. Fazer também mini capsule wardrobe para cada uma dessas categorias! ;) ***

      Eliminar
  2. Estou grávida e a usar no momento... Umas 15! E só 3 de grávida, as calças. Já conhecia anteriormente o projecto 333 e cheguei à conclusão que usava menos de 33 peças p estação apesar do roupeiro cheio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim, também acho que se consegue viver bem com muito menos e muitas de nós, vivemos mesmo, se nos dedicarmos a analisar e a contar! :) Não precisamos mesmo nada mesmo de armários cheios! Obrigada pelo testemunho! :) ***

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...