domingo, 26 de julho de 2015

INST'A DAY | Sobre o bem-estar da mente na exposição LOUCAMENTE, Pavilhão do Conhecimento


Já foram ver a exposição LOUCAMENTE no Pavilhão do Conhecimento? Admito que nem sabia da existência e dei com ela, por acaso, quando ontem voltei aos tempos de escola e fui fazer uma visitinha ao Pavilhão que fica no Parque das Nações. No piso inferior podem, então, encontrar a nova exposição temporária, LOUCAMENTE, e estará lá até setembro - ainda têm um tempinho para visitar. E recomendo vivamente pois é a primeira dedicada ao bem-estar da mente e que pretende dar início a uma discussão pública sobre a saúde mental e o seu impacto pessoal e social. O tema é bem complexo, pois, no nosso país, a saúde mental ainda tem muitos preconceitos associados, mas a exposição é bem positiva para justamente substituir o preconceito pelo conhecimento, o estigma pela compreensão e incentivar os visitantes a cuidar do seu bem-estar mental. É o que eu digo sempre, toda a gente deveria consultar um psicólogo ou um coach regularmente, assim como se vai com regularidade a qualquer outro médico, mesmo sem estar doente. Aliás, cuidar da mente é um primeiro passo para se evitarem muitas doenças do corpo!

As experiências que miúdos e graúdos podem testar na LOUCAMENTE são mais que muitas! Entre elas, experienciar, num ambiente seguro, como se sentem as pessoas com determinadas perturbações mentais, como depressões, transtornos de ansiedade, etc; simular a sensação de ouvir vozes vindas de todos os lados; entrar na sala de fobias e na barbearia das psicoses; pôr à prova a percepção corporal no espelho da auto-estima; escrever um problema num papel e desfazerem-se dele no triturador das preocupações - é um gesto simbólico muito giro; cometer loucuras saudáveis, como dançar ao som de uma música inspirada pela loucura; testarem o vosso conhecimento sobre doenças e o bem-estar mental; ouvir testemunhos de pacientes portugueses sobre as suas doenças mentais e a forma como lidam com eles; testarem a memória e a forma como percepciona as emoções; representar em frente a um espelho a emoção indicada pela máscara, usando o corpo; e muitas mais experiências giras!

Aproveitem o domingo para saberem mais sobre a vossa mente de forma divertida e também dar um passeio pela zona do Parque das Nações, que é das mais giras de Lisboa! ;)


instagram: @anita_lookaday



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...