quarta-feira, 26 de agosto de 2015

FEEL | Mindfulness - como praticar o foco no presente


O termo Mindfulness está muito na moda. Pela internet, nos títulos pelos escaparates das livrarias, há livros para colorir para adultos que ajudam a praticar o dito cujo... mas, afinal, o que é isso? Mindfulness é, simplificando, dedicar a atenção ao agora. Deriva da filosofia Budista e é o foco intencional, não crítico e cheio de aceitação às nossas emoções, pensamento e sensações que ocorrem no momento presente. Pode ser treinado através da meditação, que também está tão em voga. Uma prática a adoptar também se aderirem ao Slow Living e útil em várias áreas da vida como, por exemplo, na alimentação de modo a comer de forma mais intuitiva e fazer face a transtornos que possamos ter.

Focar no Agora, em vez de no passado ou no futuro, está provado que melhora o bem-estar. A preocupação excessiva, uma caraterística tão feminina, ruminando nos acontecimentos do passado ou prevendo inúmeros desastres hipotéticos futuros, leva a doenças mentais como a depressão ou ansiedade assim como tem efeitos físicos na nossa saúde. O stress, definitivamente, não faz bem a ninguém e os tempos corridos de hoje em dia com as inúmeras solicitações e ocupações, só ajudam a aumentar os níveis de stress negativo. Mas há vários estudos que provam que a prática do Mindfulness ajuda a melhorar a saúde física e mental, logo, vale dar uma hipótese e tentar aderir.

E como é que podemos ser mais Mindful nas nossas vidas? Como é que podemos viver mesmo o dia-a-dia em vez de só vermos os dias passarem com a sensação de que o tempo passa rápido de mais? Será que temos todos que virar monges tibetanos e meditar, de pernas cruzadas, horas a fio? Não é fácil ter verdadeiro foco no momento presente mas também não precisamos de chegar a tanto - há pequenos rituais que podemos implementar nas nossas rotinas para nos fazer regressar ao agora. Criar hábitos e rituais são uma forma de fazermos alterações positivas na nossa vida. Ou pelo menos, convém que sejam positivas. E não são atos que praticamos sem pensar, aliás, se tivermos presentes na rotina, o ritual ou hábito ganha significado.


Há várias coisas que podem fazer, então, para treinar o Mindfulness:

  • Meditar. E não precisa de ser nada complicado nem do outro mundo. Basta sentarem-se num sítio calmo e concentrarem-se na vossa respiração ou sensação no vosso corpo. Não significa não pensar, a cabeça vai estar sempre a trabalhar - esforcem-se só para não irem com a corrente e começarem a matutar no que vão fazer para o jantar, no diálogo interno auto-crítico, etc. Tomem consciência dos pensamentos e deixem-nos passar. O foco na respiração ajuda nisso. E assim ganham uma maior consciência do que vos passa na cabeça, estão com vocês mesmas e treinam o foco. Comecem com 1 minuto por dia, logo quando acordam ou ao final do dia, vocês escolhem. E há bandas sonoras de passarinhos e cascatas pela net fora que ajudam aos momentos de meditação. ;)
  • Aproveitem tarefas que já fazem de forma rotineira para se focarem no momento. Escovar os dentes, tomar banho, lavar a loiça, etc. Normalmente fazemos isto tudo enquanto pensamos noutras coisas. O desafio aqui é focarem-se na tarefa. Prestem atenção à água que corre, a percorrer todos os dentes com a escova, à espuma na loiça, em esfregar cada parte do corpo - acabam por fazer, certamente, um melhor trabalho nestas tarefas e tomam consciência da quantidade de coisas que fazemos sem pensar nelas.
  • Comam de forma mindful. Desliguem a televisão, o computador, ponham o jornal de lado e o telemóvel. Sim, o telemóvel também. Concentrem-se apenas na comida, no cheiro, no gosto, em mastigar bem cada colherada e foquem-se em apreciar verdadeiramente a comida. Qual foi a última vez em que fizeram isto?? Comam devagar, com prazer e vão ver que a comida até sabe melhor e que não irão comer para além da conta. ;)
  • Andem devagar. Afinal, têm pressa para quê? Façam pausas no trabalho ou vão dar um passeio ao final do dia e tomem atenção em cada passo e ao que está ao vosso redor. Foquem-se na vossa respiração, na paisagem, nos sons, luzes e texturas dos objetos.
  • Leiam em silêncio. Num espaço sossegado, sem televisão ou computadores por perto, peguem num romance e deixem-se embrenhar na história. Quando era mais nova fazia isto com toda a facilidade! Sempre li imenso e lembro-me de viver as histórias na minha cabeça e estar completamente em estado de fluxo. Hoje em dia, acho bem mais complicado ler não ficção já que dou por mim, duas páginas depois, sem me lembrar de nada do que acabei de ler! A mente vagueia por mil e uma direções, por isso, é um bom treino, pelo menos para mim, focar ao máximo na história e deixar de seguir as preocupações e ideias parvas que me surgem a toda a hora na cabeça. ;)


Já perceberam a ideia, certo? Arranjem espaço no vosso dia e incorporem práticas de foco para vos ajudar ao máximo a viverem no presente. Eu sei que há pensamentos chatos e coisas que não queremos confrontar mas fugir nunca foi solução. Enfrentarem os vossos medos e conhecerem-se é a melhor coisa que podem fazer por vocês. A prática do Mindfulness ajuda nisso e a vossa saúde agradece. 












Sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações diárias! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...