quarta-feira, 7 de outubro de 2015

FEEL | 10 formas de ultrapassar os medos


O que fariam se não tivessem medo? Tudo e mais alguma coisa, certo? O medo é só aquilo que nos impede e trava de conquistar os nossos sonhos. É um bicho-papão que vive na nossa cabeça e a quem tendemos a dar imenso poder. E todos temos medos, não se preocupem. Todos, sem excepção. O que é diferente é o que fazemos com os medos que temos. Como se diz, a coragem não é a ausência do medo, é agir apesar do medo. Por isso, para que os medos não vos impeçam de fazerem o que querem e serem o que desejam, há passos que podem dar no sentido de ultrapassar de vez esses vilões medonhos:

  • FAZ. Qualquer coisa. O medo alimenta-se da inação e vocês bem sabem isso - aquela sensação de apatia, de estar presa. Por isso, ajam, metam-se em movimento, nem que seja pela procura de soluções. Mas façam qualquer coisa, a mais pequena e fácil que tenham em mente.
  • Tomem decisões. Abandonem a crença de que só podem fazer uma escolha quando tïverem a certeza do resultado. O medo alimenta a indecisão e certezas são coisas que não existem. Tomem a melhor decisão que podem com a informação que têm.
  • Pensa na pior coisa que pode acontecer relativamente aquilo de que tens medo e encontra algumas soluções do que poderias fazer caso isso, efetivamente, acontecesse. O medo também se alimenta do desconhecido, por isso, já que te ocupas a pensar nas possibilidades remotas, aproveita, e descortina os respetivos 'planos de evacuação'.
  • Agora, imagina a melhor coisa que pode acontecer com a situação que te causa medo e pensa na maneira como te irias sentir. De certeza que te irias sentir bem, feliz, reconhecida. O medo alimenta-se dos sentimentos contrários.
  • Repete o mantra de que 'tudo é possível' em vez de 'isto não é possível'. O medo cresce com os sentimentos de impossibilidade.
  • Diz ' eu posso e consigo' e 'porque não?' em vez de 'eu não consigo'. Aliás, elimina esta última frase do teu discurso. A negatividade impulsiona o medo.
  • Procura sempre ser verdadeiro em vez de esconder os factos. A mentira também alimenta os medos.
  • Naquelas crises em que o medo ataca, respira bem fundo, movimenta-te. 
  • Reconhece que não és perfeita, abraça e reconhece os teus erros em vez de pensar que nunca os irás cometer. Errar faz parte e não podes controlar tudo. O perfeccionismo é também uma das bases do medo.
  • Novamente: faz! Já. Feito é melhor que perfeito e o medo cresce enquanto esperas pelo momento ideal para agir.


Não parece difícil, pois não? (MEDO!!) Ultrapassar os medos não é fácil, mas toma a decisão mais importante de todas - de que tu és mais forte do que os teus medos! E tem medo, sim, mas do arrependimento de não teres tentado. ;)












Sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações diárias! :)



2 comentários:

  1. Sem duvida que este post ajudou me imenso !
    Faz tudo parecer mais fácil :)

    Beijinhos ❤
    http://oolhardamarina.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil, mas ter a consciência dos nossos medos já é um ótimo primeiro passo e depois é treinar muito a mente e aplicar as estratégias para darmos a volta ao que nos assusta! ;) Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...