domingo, 26 de julho de 2015

INST'A DAY | Sobre o bem-estar da mente na exposição LOUCAMENTE, Pavilhão do Conhecimento


Já foram ver a exposição LOUCAMENTE no Pavilhão do Conhecimento? Admito que nem sabia da existência e dei com ela, por acaso, quando ontem voltei aos tempos de escola e fui fazer uma visitinha ao Pavilhão que fica no Parque das Nações. No piso inferior podem, então, encontrar a nova exposição temporária, LOUCAMENTE, e estará lá até setembro - ainda têm um tempinho para visitar. E recomendo vivamente pois é a primeira dedicada ao bem-estar da mente e que pretende dar início a uma discussão pública sobre a saúde mental e o seu impacto pessoal e social. O tema é bem complexo, pois, no nosso país, a saúde mental ainda tem muitos preconceitos associados, mas a exposição é bem positiva para justamente substituir o preconceito pelo conhecimento, o estigma pela compreensão e incentivar os visitantes a cuidar do seu bem-estar mental. É o que eu digo sempre, toda a gente deveria consultar um psicólogo ou um coach regularmente, assim como se vai com regularidade a qualquer outro médico, mesmo sem estar doente. Aliás, cuidar da mente é um primeiro passo para se evitarem muitas doenças do corpo!

As experiências que miúdos e graúdos podem testar na LOUCAMENTE são mais que muitas! Entre elas, experienciar, num ambiente seguro, como se sentem as pessoas com determinadas perturbações mentais, como depressões, transtornos de ansiedade, etc; simular a sensação de ouvir vozes vindas de todos os lados; entrar na sala de fobias e na barbearia das psicoses; pôr à prova a percepção corporal no espelho da auto-estima; escrever um problema num papel e desfazerem-se dele no triturador das preocupações - é um gesto simbólico muito giro; cometer loucuras saudáveis, como dançar ao som de uma música inspirada pela loucura; testarem o vosso conhecimento sobre doenças e o bem-estar mental; ouvir testemunhos de pacientes portugueses sobre as suas doenças mentais e a forma como lidam com eles; testarem a memória e a forma como percepciona as emoções; representar em frente a um espelho a emoção indicada pela máscara, usando o corpo; e muitas mais experiências giras!

Aproveitem o domingo para saberem mais sobre a vossa mente de forma divertida e também dar um passeio pela zona do Parque das Nações, que é das mais giras de Lisboa! ;)


instagram: @anita_lookaday



terça-feira, 14 de julho de 2015

INST'A DAY | Mini-férias pelo Porto e arredores!


Na semana passada rumei ao Norte para uns dias de férias com mix de trabalho. A praia de Matosinhos tem muito bom ar mas no Porto também há bons closets para desbravar e simplificar e foi isso que fiz logo para iniciar bem a semana. Identificar o que está a mais, definir o essencial, o que faz sentido hoje e para a pessoa que são, saber como aproveitar melhor e rentabilizar o têm com novas possibilidades de looks atuais é tudo o que podem ganhar com a minha visita ao vosso armário. Eu juro que sou meiguinha. :)


A sorte de ter um namorado do Porto é a possibilidade de conhecer melhor o norte do país e é isso mesmo que tenho feito. O resto dos dias foram passados em Caldelas, perto de Braga - um paraíso de silêncio e o sítio ideal para praticar à séria o slow living. E viver devagar com piscina é ainda melhor. E mais fresquinho. :)




E a comida no nuorte, gente?? Eu nem sou muito carnívora, mas esta vitela barrosã estava uma maravilha. E aqui acredito que as vaquinhas são bem tratadas. Outro paraíso lá de cima são as praias fluviais, bem mais calmas que as praias do litoral super concorridas.


No regresso ao Porto, ainda deu para voltar a Braga (que adoro!), passear pelo centro lindo da cidade e ainda tirar fotos supé artísticas! ;)



E, finalmente, experimentar os gelados da Spirito! Há em Braga e no Porto e os bolos e cupcakes também têm um aspeto assim para o muito gostoso!


E a semana curtinha acabou, de novo, pelos ares do Porto, a apanhar sol no terraço acompanhados desta belezura fofa, de seu nome Gina. Digam olá à Gina, gente, que ela está mesmo a pedir festinhas! ;)


instagram: @anita_lookaday


Em Agosto há mais dias de passeio e dolce fare niente. E vocês, essas férias? Por onde passaram ou vão passar? :)



quinta-feira, 2 de julho de 2015

FEEL | Slow Living - vive o melhor possível em vez de o mais rápido possível!


Numa era em que o tempo parece andar em fast forward, quando tudo é mais do que acelerado, o mais normal é sentirmo-nos assoberbados com o número de solicitações, distrações, horas de trabalho, etc. A sensação de que não há tempo para tudo é constante, de que vamos acumulando coisas e compromissos sem saber como dar conta de tudo. Alguém se identifica? Numa era em que há mais de tudo e em que parece que mais é melhor, existem demasiadas pessoas a sofrer de stress, a passar por burnouts e a viverem infelizes para que esta ideia de que ter mais e mais seja uma coisa realmente boa. Daí que a ideia de Slow Living, numa resposta à vida tão rápida que vivemos, esteja em voga com verdadeiros slow movements em várias áreas, desde comida, a própria moda, consumo, educação, viagens, etc. Como já devem ter notado, por aqui, sou adepta do minimalismo, de que menos é mais, seja na manutenção de um guarda-roupa prático e low cost, seja para a gestão da nossa vida, em geral. Um guarda-roupa menor torna-se mais funcional e dar-nos-á mais prazer na hora de vestir, assim como uma agenda com menos compromissos, por exemplo, nos fará aproveitar melhor o tempo e a nós próprias.

O que significa, então, o Slow Living? Significa que a nossa vida se orienta à volta de significado e realização em vez de perseguir mais e mais (coisas, ocupações, etc), numa reação contra a noção de que mais rápido é melhor. Como o minimalismo ou a vida simples, a ênfase está em que menos é mais e o foco está na qualidade da nossa vida, não nas quantidades. Viver devagar segue o desejo de alcançar uma vida mais equilibrada e um sentido de bem-estar mais holístico. Mas não signifca que adoptamos o modo de vida normalmente associado aos nossos amigos alentejanos, muito devagar e com muita caaaaaalma. Significa que tentamos fazer as coisas e viver a nossa vida ao ritmo certo, o nosso ritmo. Saborear as horas e os minutos em vez de apenas os contar. Gozar a segunda-feira sem estar a desejar que a sexta-feira chegue rápido. Fazer as coisas o melhor possível, em vez de o mais rápido possível. Não é, de todo, a filosofia vigente no mundo do trabalho, por exemplo, mas se conseguirmos, pelo menos, aplicar o mantra do melhor possível na nossa vida pessoal, já não é mau. Qualidade acima de quantidade em tudo, desde a comida, à educação que damos aos nossos filhos, ao trabalho que realizamos, ao que temos no nosso armário, aos amigos e ocupações que escolhemos ter.

Para nos começarmos a focar na qualidade em vez de quantidade há que fazer um verdadeiro downsizing na nossa vida, reduzir posses, compromissos, pessoas. Às vezes, temos mesmo que fazer uma verdadeira razia. Reduzir ao essencial. O que é essencial para ti? É uma pergunta de base que te podes colocar e o que não cabe na resposta, já sabes, é o que podes pôr de lado para conseguires viver uma vida com mais sentido, mais leve, mais agradável, mais divertida até e, mais feliz, claro.

O Slow Living é uma ótima opção mas ir contra a maré quase nunca é fácil, por isso, fiquem aqui com umas quotes motivacionais para vos ajudar a ver os benefícios de reduzirem a velocidade e aproveitarem a vida, mesmo a sério! :)



















Sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações diárias! :)



quarta-feira, 1 de julho de 2015

GIVEAWAY LOOK A DAY | Prémios IOMA - personalização cosmética nas Farmácias Holon

instagram.com/anita_lookaday/

Esta semana, tive a oportunidade de conhecer e testar uma nova marca de dermocosmética que chegou, recentemente, a Portugal e está presente nas Farmácias Holon - a IOMA. E o conceito desta marca premium francesa é bem diferente e super personalizado. O MA CRÈME, o produto que se destaca na sua gama, é um cuidado de rosto com uma fórmula específica para cada uma de nós, adequado às nossas necessidades e que potencia ao máximo o tratamento e beleza - sim, o teu creme não será igual a de mais ninguém! 

O diagnóstico à pele é feito através de uma máquina, a IOMA Mirror, e que tem a tecnologia necessária para se obter uma análise cutânea completa e aferir, assim, o estado da vossa pele, no momento. Há 7 parâmetros que são avaliados: nível de desidratação, as rídulas, as rugas, vermelhidão e microvascularização superficial, o excesso de sebo, focos bacterianos e manchas de pigmentação. Fiz o teste e fiquei a saber que a desidratação da minha pele está ao nível do deserto do Sahara, já começo as ter algumas rugas (a proximidade dos 30 não perdoa) mas que oleosidade, nem vê-la - menos mal. O exame à pele é feito numa Farmácia Holon e sai um registo do vosso estado cutâneo que também indica a vossa fórmula personalizada do MA CRÈME, de entre as 40.527 fórmulas possíveis! Sim, são assim tantas. O MA CRÈME é composto por uma base ativa (para dia e noite) e 8 frasquinhos de sérum. A seguir, o vosso creme é preparado, no momento, pela farmacêutica que vos realizou o teste e está pronto a usar. No meu caso, os ingredientes hidratantes estão especialmente reforçados. O MA CRÈME é tão personalizado e direcionado que permite que a pele recupere, pouco a pouco, o seu equilíbrio profundo e brilho. Ainda só estou a usar o meu há dois dias mas noto que é um creme bem mais hidratante e sinto a pele bastante mais macia. Daqui a 2 meses conto fazer de novo o teste e verificar se os meus níveis de hidratação estão melhores, assim como as rugas malvadas atenuadas.

E como eu gosto de partilhar novidades boas com vocês, mesmo na prática, também podem experimentar e comprovar os resultados dos produtos IOMA e, para isso, só têm que participar no passatempo que vos trago! :)


COMO FUNCIONA O PASSATEMPO?

O passatempo consiste em pensarem e criarem uma frase composta, obrigatoriamente, por três palavras-chave: IOMA, Farmácias Holon e Personalização.


Para participarem, é necessário:
- Terem mais de 18 anos;


Cada pessoa só poderá participar com uma frase.

As frases devem ser enviadas para o e-mail da assessora de comunicação da marca, Sara Ferreira: sferreira@creativepress.pt com nome completo, idade, morada e número de telemóvel.
Ganham as três frases mais originais!
O passatempo termina no dia 15 de Julho e as vencedoras serão anunciadas, aqui no blog, no dia 16 de Julho!

E O MAIS IMPORTANTE...O QUE PODEM GANHAR?  
Prémios:
1º Lugar: 1 Teste diagnóstico + 1 Ma Crème DIA (o teste é realizado numa Farmácia Holon da área de residência do vencedor)
2º Lugar: 1 Sérum contorno de olhos
3º Lugar: 1 Creme de mãos

Sejam criativas e tentem a vossa sorte! Boa sorte a todas/os! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...