sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Balanço do fantástico 2015 e resoluções para o extraordinário 2016!

www.pinterest.com

Como foi essa entrada em 2016? Já fizeram o balanço do ano que passou e pensaram nos planos para o ano novo? Como já disse aqui, balanços vou fazendo ao longo do ano, gosto sempre de pensar no que já conquistei, no que aconteceu e como lidei com isso... overthinking é a minha atividade preferida e espero ansiosamente o dia em que passará a ser considerada exercício físico, e de alto impacto!

Mas como também repito muitas vezes, é sempre bom escrever tudo. E aqui vem, então, o meu balanço do ano que passou. Se 2014 foi 'O' ano, 2015 foi a confirmação e o sedimentar de muitas das conquistas prévias. O balanço, para mim, é sempre positivo. É claro que, em 365 dias, há acontecimentos negativos e mais tristes, mas mesmo nessas situações, tendo a não me focar no evento isolado. Há sempre um rol de consequências derivadas seja do que for que nos aconteça na vida e isso vai depender sempre da forma como vemos e encaramos a situação. Acredito que há sempre algo a aprender, por isso, é nisso que me foco - em descobrir o que é, em analisar os meus sentimentos e reações e melhorá-las, se for caso disso. Acredito que tudo é uma possibilidade de aprendizagem e melhoramento pessoal, se estivermos dispostos a isso. 2015 foi, a vários níveis, um ano de muitas, imensas mudanças, que vieram com caos à mistura, mas, lá está, acho que consegui dar bem a volta e ainda estou a adaptar-me. Podem pensar que só acontecimentos negativos podem ser complicados de lidar, mas mesmo as melhores mudanças e conquistas trazem dificuldades de que nem estávamos à espera. Lidar com a felicidade não é mais fácil do que lidar com o infortúnio se tivermos bloqueios internos que nos impeçam de a apreciar ou até sentir que a merecemos, e é mais uma prova de que a felicidade não é o destino final. Ela está por aqui, todos os dias, a todos os momentos e há que, sem dúvida, trabalhar constantemente no nosso sentido de valor pessoal e confiança. E é pondo-nos à prova, passando pelas coisas, as boas e as más, pelas mudanças que nos ocorrem ou que motivamos, que vamos construindo uma crença cada vez mais forte nos nossos poderes. Que são tantos e estão muitos ainda escondidos. Mesmo que doa, não parem nunca de procurar soluções. Mesmo que a solução seja parar, esperar, aceitar. A paciência também pode trazer respostas - esta virtude ainda está em lento processo, por aqui. ;)

Para a LOOK A DAY, o ano passado já tinha sido aquela altura em que o projeto se tornou mesmo a sério, mais do que teria esperado. Durante 2015 tudo se consolidou e foi altura de surgirem mais novidades. Muitos posts novos no blog e todos os melhores artigos estão agora melhor organizados, no fundo da página de cada tema - sobre consultoria de imagem aqui, coaching aqui e branding pessoal aqui. Esta última área foi uma novidade recente quando decidi aliar a consultoria de imagem e o coaching ao meu background de comunicação e marketing para vos ajudar, de forma mais profunda, a identificarem e construírem a vossa marca pessoal, seja aliada à construção de um projeto profissional próprio e embarcarem no empreendedorismo ou simplesmente para vos ajudar numa melhor definição e orientação da vossa vida profissional e pessoal. O novo curso Brand Yourself também surgiu nesse sentido e 2015 teve a sua primeira edição com muito sucesso. O Style Yourself teve mais edições proveitosas e melhoradas e o plano de formações aqui do estaminé terminou com outra bela novidade - o curso Coach Yourself, onde podem aprender os básicos de coaching para mudarem a vossa mente e melhorarem a vossa vida, aqui em grupo e com o enorme benefício das partilhas de todas as participantes. Também acho que correu muito bem e deu-me imenso gozo preparar e ministrar. Esta já era uma ideia no papel há bastante tempo e finalmente consegui e fiz por que passasse para a realidade. Apesar de todos os medos e receios, as dúvidas de que se seria boa ideia ou não ou se seria bem aceite. Lá contornei os meus desafios mentais e arrisquei. E deu certo. Se arriscarem também pode ser esse o resultado - porque quando se põem à prova, tudo pode correr como planearam e melhor ainda. Senão, também aprendem. E nos dois casos, ganham confiança e experiência e há sempre a forte possibilidade de verem os vossos sonhos realizados, porque se propuseram a isso. Se não fizerem nada, nada acontece. A saída destes projetos do papel foi, sem dúvida, o melhor do meu ano e a alavanca para implementar ainda mais ideias e em 2016 vão vê-las a concretizar-se. Mi aguardem! :) 

Outra novidade que surgiu este ano foi a possibilidade de fazerem os cursos à distância, via online, o que me permitiu chegar ainda a mais meninas pelo país e mundo fora. :) Fui ainda notícia no Jornal de Notícias sobre como fazer um detox ao armário e participei no programa da RTP 2, Sociedade Civil, para falar sobre como lidar com a rejeição - foi uma boa experiência, apesar dos nervos. :) E muitas mais coisas aconteceram, muitas novas clientes de consultoria de imagem, muitos closets desbravados, shoppings percorridos e muitos outros processos de coaching concluídos com objetivos alcançados e melhorias na confiança e auto-conhecimento bem evidentes. 365 dias cheios, repletos de mudanças e adaptações que, feito o balanço, considero que foi bem positivo. 2016 será a continuação, o perpetuar do crescimento - continuar a confiar em mim para colocar as ideias cá para fora e ver no que dão. Só espero que corram tão bem como no ano que passou. :)

Não acho que a alteração do ano no calendário seja sinal para fazer mudanças drásticas, elas não se fazem da noite para o dia, por isso, é continuar a caminhada e a trabalhar para fazer crescer a LOOK A DAY, exatamente como a imagino, fiel à minha visão, porque só vale a pena fazerem aquilo de que realmente gostam e que tem que ver convosco. Sigam sempre o caminho do vosso coração e intuição, que pode não ser o mais fácil (nunca é) mas é sempre o que vale mais a pena. Passa por fazer escolhas, dizer nãos e reforçar o foco, mas tenho aprendido que só assim me sinto completamente realizada e estou cada vez mais a sentir-me 100% no caminho certo, por isso, é continuar a trabalhar nesse sentido e nunca desistir. Desse lado, fiquem por aí e aguardem as novidades - há já uma para os inícios do ano. ;)

A nível pessoal, imensas mudanças também. Diz que é aquilo a que se chama crescer e estou a adorar. A adorar aprender ainda mais sobre mim, mesmo com todas as dificuldades e, acima de tudo, estou a adorar construir uma vida e um projeto com a pessoa certa para mim, porque, sim, ela existe e só assim vale a pena uma vida ser partilhada. :) O início do ano foi de muitas viagens boas, por Roma, pela Bélgica e uma semana em Londres a estudar e a conhecer a cidade, que adorei. O Norte do país é agora a minha segunda casa e o verão também foi passado por essas lindas paisagens. Podem consultar os posts INST'A DAY ou passar a seguir-me no instagram e através da página de facebook para verem todos sítios lindos por onde andei, e verem as sugestões e inspirações que vos trago. 2015 teve também muitas leituras, filmes, etc, que são o meu melhor vício. 2016 vai trazer muito mais disto, espero, e vou fazer por isso - aprender, conhecer e partilhar tudo isso com que mais gostam, os amigos que fazem sentido, a pessoa certa, com vocês - a pessoa mais importante da vossa vida, é o que dá sentido à vida. Façam disso prioridade. :)

Para este novo ano, as minhas resoluções assentam, como sempre, na continuidade. Eu sei o que quero fazer, o que quero alcançar e está tudo no papel. Mas também recomendo que deixem sempre espaço à imprevisibilidade natural da vida. Deixem-se surpreender, sem demasiadas regras e planos rígidos, porque a vida dá muitas voltas e desenvolver este jogo de cintura e adaptação é uma capacidade tão importante como o foco e a disciplina. Deixem-se ir, não sejam tão duros com vocês próprios, aceitem-se generosamente e façam o melhor que podem. Como já tinha escrito no ano passado, viajar, ter tempo para mim e para estar com quem gosto, cuidar mais de mim, ler mais, ver filmes e séries, apanhar sol, namorar, não fazer nada, dormir e continuar a trabalhar no que gosto e a ter a vida que quero é o que desejo para 2016. Façam tudo o que puderem para terem o ano que desejam. Façam de tudo para terem a vida que querem e merecem. É possível, não só na adrenalina do novo ano, mas todos os dias. Lembrem-se do caminho que querem para vocês ao longo do ano, vivam o momento, re-orientem a rota, façam mudanças, não façam nada. :) Vivam o melhor que podem e deixem viver. Pratiquem a generosidade, a aceitação, o positivismo - convosco e com os outros. Hoje e sempre. Bom ano, gente!! :)


www.pinterest.com



Sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações diárias! :)



2 comentários:

  1. Ai mulher, gosto tanto de te ler com esta garra toda!! És uma inspiração!

    Bom 2016, minha querida! Espero que o caminho continue a ser fantástico de se caminhar.
    Não tenho dúvidas disso. ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh, thank you very much! :D

      Nem sempre é fácil mas vamos tentando caminhar o melhor possível - é fazer por isso! ;)

      Um ótimo 2016 Tátxi!! A ver se marcamos outra trip! ;) ***

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...