terça-feira, 15 de março de 2016

LOOK A BOSS | O que é isto do Propósito de Vida?


Ainda neste último curso COACH YOURSELF surgiu, com a turma, a discussão acerca do conceito de Propósito de Vida e, frequentemente, noto que provavelmente há uma ideia errada do que seja ou, pelo menos, bastante romantizada.

Diz o dicionário que propósito é aquilo que se pretende alcançar ou realizar, o fim à vista. Uma resolução. Numa vertente mais espiritual, diz mesmo que é um desígnio - um plano, uma vontade. Portanto, trata-se de um objetivo, algo que realizamos com intenção. A ideia comum que se tem, no entanto, acerca do propósito de vida é de que é aquela única coisa que nascemos para fazer ou ser. Um talento especial que devemos pôr em prática para dar sentido à nossa vida.

Ora, quantas pessoas no mundo é que sentem isto ou que efetivamente têm um único talento claro à escala mundial? Muito poucas, certo? Logo, o resto de nós, comuns mortais, estaria destinada a uma vida sem sentido e sem propósito, e acaba por ser o que muitos sentem. Apenas porque encaram a questão do propósito desta forma muito limitada.

O nosso propósito de vida não precisa de se manisfestar num talento extraordinário para cantar ou para representar ou outro qualquer fantástico movimento artístico. Os nossos talentos podem passar por sermos bons a comunicar, a liderar, a ensinar, a educar, ser mães, a ter ideias, a estabelecer o consenso, a fazer rir, a organizar coisas, a ajudar... e todos nós temos, sem margem para dúvida, algum tipo de talentos ou valências mais desenvolvidas.


Tudo isto que acabei de escrever são fantásticos talentos que podem ser teus e que podes pô-los mais em prática na tua vida de modo a aumentar-lhe uns pontinhos de sentido e satisfação. E não tens que ter só um talento, podes ter vários e colocar vários em prática. Logo, podes ter vários propósitos de vida. E eles podem ser praticados no teu emprego, o que seria ótimo, já que é onde passamos grande parte da nossa vida, ou então podes manisfestá-los noutras áreas da tua vida ou mesmo dar-lhes uso ao construíres o trabalho dos teus sonhos, porque parte do propósito é também a questão de o tornar acessível e útil aos outros. Como vês, o propósito de vida não é propriamente um chamamento que deves ter ou aquele momento idílico em que vês a luz e tudo faz sentido, trata-se, sim, de te dedicares a conhecer melhor, o que vai permitir muito mais facilmente perceberes que propósitos tens e que podes pôr em prática

No curso BRAND YOURSELF fazemos, justamente, esse trabalho com uma série de exercícios para chegares à conclusão de como seria o teu dia-a-dia ideal. Neste cenário, sem dúvida, que os teus talentos estariam que estar incluídos e a ser aproveitados - só assim conseguirás ter um estilo de vida mais à tua medida e que te traduza, onde podes deixar a tua marca. O bom disto tudo, quando tiramos a parte romântica da equação, é que há várias formas e hipóteses de colocares em prática o teu propósito de vida. Se têm imenso jeito para ensinar, por exemplo, certamente que há várias formas de o executarem (aulas a crianças, a adultos, escrever um blog, um livro...) assim como imensos contextos (escolas públicas, centros de formação, por conta própria...) onde o podem fazer. 


Desmistificada a ideia do Propósito de Vida, consegues identificar os teus talentos/propósitos? Estás a colocá-los em prática, de alguma forma? :)





Sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações e dicas diárias! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...