sábado, 12 de março de 2016

LOOK SMART | Continua sempre a apostar na educação e a aprender... hoje, em Alta Definição!

pt.pinterest.com/lookaday/coach-yourself/

Aqui estreia uma nova rubrica dedicada, como o nome indica, a dar-vos a possibilidade de continuamente tornarem-se ainda mais inteligentes, conhecedoras, informadas, interessadas e interessantes. A aprendizagem, acredito, e hoje em dia, cada vez mais, é para a vida e devemos sempre, de forma mais ou menos formal, continuar a apostar na nossa educação. Quanto mais sabemos sobre que assunto seja assim ganhamos mais ferramentas que, por sua vez, aumentam e estimulam o nosso auto-conhecimento. Questionar o mundo à nossa volta e abranger esse questionamento a nós próprias é o melhor que podemos fazer para nos melhorarmos como pessoas, a todos os níveis, por dentro e por fora.

Eu sou uma verdadeira viciada em conhecimento e em sugar tudo aquilo pelos assuntos que me interessam (os resultados da última jornada do campeonato de futebol, por exemplo, passam-me ao lado mas mesmo assim ouvi dizer que o termo correto da coisa é jornada. Conhecimento nunca é demais, sempre ouvi dizer). Desenvolvimento pessoal, estilo, comportamento humano e comunicação pessoal, no fundo, todos os assuntos que são o foco da minha atividade e deste blog, são as maiores fontes do meu interesse, seja em livros, filmes, séries, vídeos, blogs, revistas, cursos ou outro qualquer meio. E assim como sugiro referências que possam ser úteis nos meus cursos ou a clientes, relacionado com os assuntos que estamos a tratar, virei aqui, semanalmente, fazer o mesmo por quem me segue aí desse lado e aproveitar também para estabelecer um compromisso comigo mesma de ler mais livros físicos e dar conta da pilha deles que ali tenho. Livros são o meu único vício consumista mas são mal aproveitados se não os ler, então ter sugestões para vos dar com conhecimento de causa será um bom estímulo para largar o computador e pegar mais no objetivo físico de conhecimento que tanto adoro.

Hoje, para começar, não vos trago um livro mas um programa de televisão que já vem sendo rotina assisitir nas tarde de sábado, se estiver por casa. O Alta Definição, o programa de entrevistas pessoais do Daniel Oliveira que dá aos sábados à tarde por volta das 14h, na SIC. A minha vida profissional passa muito por fazer perguntas e quando estudava, em tempos, para ser jornalista, o género da entrevista era o que me era mais apelativo e das únicas coisas que me imaginava a fazer num futuro hipotético. O Daniel Oliveira é um entrevistador muito bom que se prepara ao pormenor com pesquisa extensiva sobre o seu convidado e o resultado, regra geral, é ficarmos a conhecer mesmo mais profundamente a figura pública em causa e perceber o que a move, quais os seus valores, os seus ideiais de vida, a forma como reage em diversas situações, como lidou com dificuldades, com o insucesso e com o sucesso e, finalmente, o que dizem os seus olhos. :) A empatia que se gera é grande e facilmente vemos um lado mais intimista e genuíno, sem filtros, de pessoas que a estamos habituadas a acompanhar o trabalho, ou a vida pessoal que possa vir num qualquer meio do social cor-de-rosa. E o que acho que podemos sempre obter deste programa são boas lições de vida, perceber as várias camadas e dimensões pessoais que todos temos, identificarmo-nos com muitas situações e inclusivé, fazer uma boa análise de comportamento humano, para quem tiver interesse. E, no fundo, são histórias reais com as quais nos podemos emocionar, relacionar e aprender, inclusivé e principalmente, com perfis de personalidade que podem ser tão diferentes do nosso.

Se também são fãs do Alta Definição, fazem muito bem, continuem a acompanhar todas as semanas, senão, dêem um olhinho aqui e assistam às entrevistas passadas, que vale a pena. A vida é feita das pessoas que passam pela nossa vida e a aprendizagem mais importante é justamente a que vamos tendo derivada de todas as interações a que nos pomos a jeito. É um grande cliché e algo brega dizer isto, mas vou dizer na mesma . a grande escola por que todos podemos andar é mesmo a universidade da Vida e todas as grandes personalidades e universos alheios são disciplinas obrigatórias cuja aprendizagem só nos dá créditos importantes que nos levam mais além no nosso maior projeto, que somos nós mesmos. ;)



Sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações e dicas diárias! :)

2 comentários:

  1. Cá por casa também somos fãs do Alta Definição. A box grava religiosamente todos os programas! É sempre importante aprender com a experiência de vida dos demais :)

    Embarca no Eléctrico 28 e vem descobrir o melhor de Lisboa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, perceber até como outros tipos de personalidade funcionam e como diferentes pessoas lidam com os problemas da vida. :) ***

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...