sexta-feira, 28 de outubro de 2016

COACH | 10 passos e exercícios para aumentar a auto-estima e auto-confiança


Deparei-me, recentemente, com este link da Dove com os resultados de uma estudo sobre a auto-estima das portuguesas associado à sua campanha pela Beleza Real, da qual faz parte este fantástico anúncio de que já vos falei aqui. Para além do estudo têm também a possibilidade de fazer download de um e-book gratuito e personalizado com 10 passos para uma auto-estima elevada.

Ora, as questões de auto-confiança e auto-estima são, essencialmente, o meu grande foco e sobre as quais já muito falei aqui, porque o valor que damos a nós mesmas, simplesmente, influencia a nossa performance em qualquer área da nossa vida.

Sendo a sua importância vital, venho, por isso, deixar-vos aqui a papinha toda feita, mais uma vez, e aqui está o apanhado dos 10 passos e exercícios para que possam aumentar a vossa auto-estima e auto-confiança:



1. Saber reconhecer os nossos defeitos, mas principalmente as nossas qualidades. Se vos perguntar os vossos defeitos, já sei que me conseguem desenrolar uma lista infindável, nisso vocês são fantásticas. Mas se vos pedir que me listem 20 qualidades vossas, até parece que vejo a gotinha de suor de nervoso a escorrer perante uma tarefa tão impossível! No entanto, se não catalogarmos as caraterísticas em boas ou más, elas são o que são, pode acabar por ser mais fácil conseguirmos arranjar imensas facetas nossas de que nos podemos admirar. Portanto, façam isso mesmo, relembrem este exercício e listem, escrevam mesmo no papel, 20 qualidades vossas e 20 sucessos! Peçam a ajuda do público, se for necessário, consultando amigos ou familiares para comporem as listas, e tenham-nas acessíveis para que possam re-ler com regularidade.



2. Reconhecer o nosso diálogo interno e substituir os pensamentos negativos por mais positivos. Aquilo que pensamos tem toda a responsabilidade pela forma como nos sentimos. A vozinha na nossa cabeça que remói constantemente e frequentemente em situações ou interpretações negativas pode e irá afetar as nossas emoções. Por isso, comecem a prestar muita atenção aos vossos pensamentos, àquilo que dizem a vocês próprias, e procurem encontrar situações e ângulos positivos que possam substituir os pensamentos menos bons e inúteis. Re-lembrem, aqui, os 4 passos para mudarem o foco no negativo para o positivo!



3. Definir objetivos realistas. Ter objetivos e metas a atingir dá-nos um sentido de propósito e um foco orientado rumo àquilo que pretendemos atingir ou melhorar na nossa vida. E há umas quantas regras simples que vos ajudam a saber como estabelecer objetivos que vos motivem e que fazem sentido, são os chamados objetivos SMART e aqui têm os passos para saberem usá-los.



4. Dediquem-se a atividades que vos dão prazer. Quais são as pequenas recompensas, aquilo de que gostam de fazer e que vos dariam enorme satisfação? Talvez ir sair para dançar, ou ler um bom livro calmamente, ou até pintar? Encontrem e registem as atividades que vos fazem sentir bem a realizar, e dêem-lhes igualmente prioridade para serem postas em prática!



5. Mimem-se e cuidem de vocês e da vossa imagem. Para nos sentirmos bem connosco, temos que fazer por isso. Dedicar o tempo suficiente ao sono, ter algum tipo de atividade física que nos dê prazer regularmente e ter uma alimentação equilibrada ou simplesmente uma boa relação com a comida e com o nosso corpo são importantes reflexos e influenciadores da nossa auto-estima. Assim como cuidarmos na nossa imagem e estilo - aprendermos sobre o que nos favorece, a saber vestir e aceitar o nosso corpo e escolher looks que nos representem e façam sentir confiantes, faz toda e uma grande diferença!



6. Dediquem tempo às vossas relações. Estar com as pessoas de quem gostamos tem o poder de nos acalmar, de nos deixar mais alegres e bem-dispostos e diz que, no geral, o maior arrependimento, na hora da morte, é o de não ter passado mais tempo com a família e os amigos do coração. Por isso, trabalhem nos vossos relacionamentos e dediquem espaço na vossa agenda semanal a encontros regulares com as vossas pessoas importantes e tenham a iniciativa de marcar esses encontros!



7. Abandonem a auto-crítica! Na nossa cabeça, muitas mais vezes do que seria recomendado, falamos de uma forma que nem ao nosso pior inimigo permitiríamos! Mas connosco, não, deixamos passar e repetimos vezes e vezes sem conta! Tenham mais atenção aos vossos pensamentos, reparem nas auto-críticas e discutam convosco mesmas - 'sou só eu a deitar-me abaixo de novo, nada disto é verdade!' Re-leiam aqui como podem ultrapassar a auto-crítica e desenvolver um diálogo interno mais positivo.



8. Elogiem-se diariamente! Não fiquem à espera da aprovação ou reconhecimento alheios, porque é algo que não controlam e ele pode nunca vir da forma como gostariam, por isso, aprendam a ser as vossas próprias cheerleaders! Recordem e escrevam, diariamente, coisas positivas que vos aconteceram, capacidades que puseram em prática, situações com que lidaram bem, medos que ultrapassaram - de certeza que conseguem encontrar sempre algo de positivo, reconheçam o vosso valor e elogiem-se, sem embaraços e culpas associadas!



9. Saiam da vossa zona de conforto. Arrisquem e desafiem-se, mesmo que dê medo. Ou melhor, justamente por dar medo, vão lá! Só o facto de arriscarem ir para domínios desconfortáveis e sobreviverem, física ou emocionalmente, dá-vos um impulso de confiança por terem dado o passo para fora do que conhecem e estão habituadas. Já sabem, fora da zona de conforto é onde a magia acontece, por isso, vão lá, confiram, e registem o que aprenderam!



10. Aceitem-se como são! A aceitação é a base e a receita da felicidade, podia arriscar dizer. Mas muitas vezes os processos de comparação e de nos preocuparmos demasiado com o que os outros pensam ficam no caminho da tão desejada aceitação e de gostarmos de nós, assim, exatamente como somos! Apliquem e repitam os passos anteriores, pratiquem também a aceitação com os outros e recebam-nos pelo que são e repliquem essa generosidade e respeito com a pessoa mais importante que existe - vocês próprias! :)






Imagens via pt.pinterest.com

Sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações e dicas diárias! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...