quinta-feira, 20 de outubro de 2016

LOOK A BOSS | Trabalho e Propósito de Vida: és uma tesoura ou um canivete suíço?

instagram.com/anita_lookaday

Relativamente ao nosso Propósito de Vida, de que já vos falei aqui, ao trabalho que sentimos que temos que fazer, seja para outrém ou para nós, ainda é vigente, nos negócios, a ideia da especialização, do nicho. Temos que ser peritos nalguma coisa, preferencialmente numa coisa só. O que, analisando, faz sentido, em termos do nosso posicionamento no mercado, da maneira como somos percebidos e da reputação que construímos. Até na vertente prática - quanto mais focados estamos num assunto, num tema, melhor seremos a dominá-lo, pela lógica. Faz sentido.

No entanto, e se temos interesses e gostos e talentos diferentes e diversos?? Somos obrigados a escolher? Como em tudo, depende do caso. Mas acredito que não existe obrigatoriedade de escolher A coisa, a nossa especialidade, só porque a lógica do mercado assim o dita.

Se forem pessoas mais criativas, daquelas que têm ideias a cada minuto, que saltam de interesse em interesse, que têm curiosidade em aprender praticamente tudo, que adoram ter experiências novas e diferentes quase a cada dia... acham que ter que escolher A coisa vos assenta bem?? Provavelmente sentir-se-iam descontentes, desanimados e profundamente infelizes com uma vida mais rotineira. Em serem, por exemplo, uma tesoura, que tem apenas uma função. E nada de errado com tesouras, são ótimas, perfeitas para cortar coisas, e fazem otimamente o seu trabalho. Mas quem gostar de cortar, desaparafusar, e sei lá mais o quê, irá sentir-se melhor no papel, por exemplo, de um multi-facetado canivete suíço, certo?

Portanto, se estão mais inclinados para se identificarem com o melhor amigo do MacGyver e os vossos multi-interesses vos deixam confusos na hora de criarem um projeto vosso, porque não conseguem escolher, pensem lá - será que não é possível criar algo que combine todos os vossos talentos e gostos?? Conhecem casos de pessoas ou negócios que são verdadeiros canivetes suíços e vão bem e recomendam-se?

É comum as pessoas chegarem às sessões de Coaching e Branding Pessoal com estas questões do que fazer com a vida e não fazerem ideia dos seus talentos, do que lhes suscita interesse e paixão. Mas, muitas vezes, até sabem e bem, só que esses interesses são ou parecem muito variados e dispersos e essa sensação de não encaixar numa determinada gavetinha certa faz confusão porque, de fora, aparentemente, todas as outras pessoas têm a sua gaveta específica e nós temos uma cómoda inteira e isso não pode ser, está errado, então deve haver algum problema connosco!! Alguém se identifica?? 

Eu, sim! Muitas vezes já me senti assim e achei que tinha que escolher ser só Consultora de Imagem ou só Coach ou só abordar temas de Branding Pessoal, ou só tratar da parte da roupa e não fazer maquilhagem, ou escolher só uma área da Vida no Life Coaching, porque as pessoas depois vão achar confuso ou que quem procura uma coisa não procura outra.... uf, vocês sabem lá a canseira que é pensar nisto tudo, quase a toda a hora!!

Mas, já antes, e depois de ver esta TEDx que vos deixo aqui em baixo de uma empreendedora criativa brasileira ao estilo canivete suíço a falar disso mesmo, percebi que eu tenho que fazer é aquilo que faz sentido para mim e me deixa feliz. E eu sou muito feliz a trabalhar sobre diferentes áreas e questões que se complementam, a aprender sobre tudo o que me interessa a toda a hora, a fazer coisas diferentes quase todos os dias e a ser um canivete suíço! Quando penso que tenho que escolher ser mais focada em algo fico triste em pensar que tenho que abdicar de alguma área e interesse que me apaixona. E analisando bem, eu já faço muitas concessões e escolho, cada vez mais, fazer só o que realmente me dá prazer e em que eu acho que sou mais talentosa. Só acontece que eu sou talentosa em imensa coisa, modéstia à parte! :D

E sem problema, porque afinal tudo aquilo que vocês fazem faz parte de quem vocês são e tudo aquilo que vocês são só pode fazer sentido se for genuíno - porque tem a vossa voz, a vossa cara, a vossa paixão e a vossa dedicação.

Por isso, já descobriram? São uma tesoura ou um canivete suíço? Assistam ao vídeo, que vale a pena, e assumam, sem medos nem culpas, o que vos move e, de uma forma ou de outra, DO EPIC SHIT!! ;)






E sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações e dicas diárias! :)


4 comentários:

  1. Mesmo a calhar, obrigada! Todos os dias penso nisso...será que por querer várias coisas não vou conseguir nada? Depois penso "vou escolher uma delas" e sinto uma angustia por abdicar das outras...e depois penso que tenho que conseguir juntar tudo sem saber bem como... Enfim, parece que não estou sozinha e acho que vou ter que recorrer aos serviços look-a-day :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! :) Pois, sozinhas nunca estamos e escrevi este post porque, para além de mim, tenho clientes que também se sentem assim... e acredito que há sempre forma de se chegar à ideia ou ao projeto ou ao estilo de vida que traduz mais fielmente quem somos e tudo aquilo de que gostamos. É como no estilo pessoal - é a mistura de todas as referências de que gostamos e com que nos identificamos que constitui o nosso estilo e cada vez mais vivemos num tempo em que se mistura tudo, então, por que não fazer isso também no nosso propósito e construir um projeto multi-coisas à nossa medida e que seja a nossa cara. :)

      E para chegar ao como, uma ajudinha dá sempre jeito a arrumar as ideias, sim! ;) É quando quiseres e, se tiveres interessada, podemos marcar uma sessão gratuita de esclarecimento para me explicares melhor a tua problemática e perceberes se e como te posso ajudar! :) ***

      Eliminar
    2. Vou pensar nisso, quer dizer já pensei várias vezes só preciso de arranjar tempo para dar um saltinho a Lisboa...
      Maria Freitas

      Eliminar
    3. Ok, Maria, quando quiseres e puderes vir cá, marcamos, senão, também temos as maravilhas da internet e do Skype e podemos falar por lá! ;) *** Anita

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...