
Já é sabido que a maioria das mulheres, de vocês, tem demasiada roupa no armário. E que esse excesso, muitas vezes, resultado da insatisfação de não saber o que vestir ou sentir bem com o que se veste com consequente resultado de ida às compras, para solucionar o problema, e acumulação, só dificulta ainda mais o processo de vestir a pessoa que somos de manhã. Mais quantidade de roupa não é sinónimo de estilo feliz, já o disse muitas vezes. E daí ser muito fã do conceito de armário cápsula, usando-o para mim mesma, e já tendo falado de alguns exemplos de projetos aqui, aqui e aqui!
Normalmente, nestes conceitos de armários cápsula é aplicada a lógica das estações e acabam por ter e ir construindo quase 4 armários – para inverno, primavera, verão e outono, sendo que há peças que transitam de uns para outros. No entanto, continua a haver a noção de armazenamento, que muita gente com os tais armários a abarrotar pelas costuras ainda faz, geralmente, até nem no mesmo espaço. Há quem nesta altura já tenha recambiado a roupa toda de verão para caixas longe da vista, na cave ou no sótão ou até noutra casa. Parece normal e recomendável fazer isto porque ou não se tem espaço para ter toda a roupa junta ou não se quer ter as coisas todas sem espaço para mexer ou simplesmente é um hábito quase cultural.
Mas e se vos dissesse que dava muito mais jeito ter um único guarda-roupa, para o ano inteiro, e todo juntinho no mesmo sítio??
Conseguem perceber as vantagens, certo?
- Poderiam aproveitar muito melhor o poder versátil de cada peça que têm porque, na realidade, muitas delas não são apenas de verão ou de inverno e podem, perfeitamente, ser usadas o ano inteiro! As blusas ou vestidos mais frescos que apenas associam aos dias mais quentes conseguem bem usar nesta altura em camadas e sobreposições com malhas e outras camisolas ou camisas, o que até permite criar conjuntos visualmente muito mais interessantes! Mesmo as malhas nas noites mais frias de verão podem bem ser aproveitadas;
- Há menor tendência de se esquecerem do que têm e maior probabilidade de darem melhor e mais uso a toda a vossa roupa, logo, fazendo render melhor o investimento, se tiverem todas as vossas peças visíveis e acessíveis!
- É mais fácil criarem conjuntos e cruzarem conjugações também se tiverem as peças do puzzle todas à vista. E perceberem que podem mesmo, principalmente no tempo mais frio, usar as peças do vosso guarda-roupa de verão até porque passamos muito tempo em sítios climatizados que não pedem roupa muito quente;
- Com a ausência cada vez maior de estações mais marcadas – o verão prolonga-se bem até novembro e em qualquer altura pode haver uma mudança meteorológica ou podermos viajar para algum sítio com temperaturas e necessidades estilísticas diferentes das atuais, é mais fácil e lógico adaptar-mo-nos ao tempo do dia com o guarda-roupa único presente do que nos forçarmos a usar botas quentes e galochas quando ainda estão quase 30 graus, apenas porque já é outono!
‘Ah, ok, isto é tudo muito bonito, mas onde é que eu tenho espaço para ter a minha roupa toda a junta?!’ Dizem vocês, todas lampeiras, e muito bem!
Ora, espaço é uma noção traiçoeira, neste caso, porque ter pouco dele é, ao contrário do que podem julgar, uma benção e uma vantagem. Se tiverem pouco espaço de arrumação ou um armário pequenino não podem nem conseguem enchê-lo muito, logo, pode indicar-vos de que não podem comprar indiscriminadamente nem terem muitas coisas. Se tiverem um closet imenso ou vários armários que podem encher, é isso que vão fazer. E, geralmente, como tenho visto com muitos casos de clientes, a solução para roupa a mais, nunca é adquirir mais espaço de arrumação mas, sim, diminuir a quantidade de roupa que se tem. Porque, se pensarem bem no assunto e não entrarem em negação chegam facilmente à conclusão de que só têm mesmo um corpito para vestir e de que, na realidade, não precisam assim de tanta roupa. Até porque geralmente vestem sempre o mesmo, certo? 😉

Então, como constroem um armário cápsula, o vosso guarda-roupa único, para o ano inteiro?
Para perceberem que é possível (obviamente cada pessoa tem necessidades e estilos de vida diferentes) – eu tenho a minha roupa toda, para todas as estações, com sobretudos incluídos, em metade de um charriot! E sem estar à pinha! Claro que há coisas que podem continuar a manter à parte, como a roupa interior, de dormir ou de ginásio ou apenas de praia.
Mas obviamente, se querem e compreendem as vantagens de ter a roupa toda que têm junta no mesmo sítio (já o fiz na prática com mais do que uma cliente e elas perceberam bem as grandes mais-valias, na prática), o primeiro passo é reduzir o que têm.
Não é possível, atualmente, terem todas a vossa roupa reunida no vosso armário? Porquê? Será que precisam de 10 casacos de invernos? Mais uns quantos intermédios? Ou de 30 pares de calças? Ou de imensas blusinhas e tops e mais ainda uma camada imensa de malhas? A resposta é não e vocês sabem disso!
Por isso, há que começar por fazerem um detox ao armário – aqui têm 5 passos para seguirem nesse processo. E repito o que disse aí: para fazer a triagem e, principalmente, se querem reduzir os inquilinos no armário, ajuda definirem um número máximo por tipo de peças, por exemplo, 10 calças, 5 casacos, 7 pares de sapatos… o que está a mais, é para colocar de parte. Limitem cada tipo de peça a um número que vos parecer confortável e que permita ser gerido com espaço no vosso guarda-roupa até porque acaba por ser mais fácil de ir fazendo a gestão de entradas e saídas – é o vosso inventário pessoal que vos ajuda a perceber que, se entra algo de novo, alguma coisa tem que dar lugar para os números baterem certo.
Aqui em baixo, nesta imagem, têm um exemplo das peças de um guarda-roupa para o ano inteiro e tem à volta de 80 items. Parece-vos exequível no vosso universo e espaço? Com menos também conseguem bem ter um guarda-roupa uno e com o qual se sintam plenamente satisfeitas os 365 dias.

Aqui, não se esqueçam nunca, o mote de menos é mais é do mais verdadeiro que possa haver – com menos opções no vosso armário têm muito mais probabilidade de construírem conjuntos diferentes e versáteis com que se sintam mesmo bem e na vossa pele e é infinitamente muito mais fácil decidirem o que vestir, todos os dias!
0 Comments