segunda-feira, 15 de abril de 2013

AUTO AJUDA DO DIA | O poder da autoestima na prática by Dove Real Beauty Sketches



Este novo vídeo da Dove traduz na perfeição o meu dia-a-dia com as clientes de consultoria de imagem. O que ele mostra é, basicamente, a imagem completamente distorcida que as mulheres têm do seu aspeto. Completa e totalmente distorcida.

Relativamente à nossa auto-imagem acredito piamente que devemos ser todas míopes. A tendência para vermos e imaginarmos defeitos é para lá de muita - há, inclusive, quem só veja aspetos negativos. No questionário de consulta de estilo pergunto sempre quais são os pontos fortes e fracos que as minhas clientes consideram ter e é quase certo ficar sem sem resposta à parte dos pontos fortes. Eu a olhar vejo logo uma grande quantidade deles, e do outro lado a resposta é quase sempre silenciosa ou parca em adjetivos - um ou dois aspetos de que gostam, e já é com sorte. Na lista oposta, acho que poderíamos estar ali o resto do dia que não acabavam de surgir pontos negativos, da ponta dos pés à ponta dos cabelos. Eu própria, há tempos atrás seria igual, mas com a experiência e por ver que tanta mulher se vê de forma tão depreciativa também já me obriguei a focar bem mais nos pontos positivos e a apreciar aquilo que tenho de bom, em vez de estar em luta permanente com as coxas ou com os braços ou com o lóbulo da orelha.

E neste vídeo vemos essa situação na perfeição. Um desenhador forense faz o retrato de uma pessoa sem olhar para ela, apenas pela descrição física que faz de si própria. E depois faz o retrato da mesma pessoa mas através das descrições, apenas, de outra pessoa que a viu e conheceu. E as diferenças são impressionantes. A descrição de uma pessoa estranha sobre o nosso aspeto é cem vezes mais simpática e realista que a nossa própria visão sobre nós próprias. E a cara delas quando vêem a diferença é de arrepiar, mas fiquei contente por, assim, perceberem o mal que têm feito a si próprias. E espero que vocês desse lado também reflictam sobre aquilo que pensam sobre vocês e que considerem seriamente restabelecer essa autoestima. Escolham ver-se através dos olhos de um simpático estranho até serem simpáticas com vocês mesmas! ;)

Assistam ao vídeo que vale bem a pena! E não se esqueçam: vocês são mais bonitas do que pensam! :)



3 comentários:

  1. Está espectacular e acredito que seja mesmo assim com a maioria das mulheres!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Adoro esta campanha e é, definitivamente, um abre-olhos! ;) Ainda bem que gostaste! :) ***

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...