segunda-feira, 17 de agosto de 2015

LOOK | Trend: Culottes - como usar?


Já deram pelas Culottes? Aquelas calças largas e curtas? Estão a ver? De certeza que já deram por elas em qualquer loja pois são uma forte tendência do momento. O nome é francês e a origem bem antiga apesar de a peça a que se referem hoje em dia não ter muito que ver com as históricas culotes. 

O termo foi usado para designar diversas peças diferentes, inclusivé do guarda-roupa masculino, e uma delas seria a peça que se assemelhava a uma saia bifurcada - eram calças mas pareciam uma saia. Se forem mais curtas, hoje em dia chamamos-lhe Skorts (skirt + shorts). Há nome para tudo, não se preocupem. Mas durante a Era Vitoriana, final do século XIX, saias longas bifurcadas foram desenvolvidas para que as mulheres pudessem montar a cavalo sem terem que se sentar de lado, que era o que acontecia até então. Então, o termo culotte foi adoptado do original francês para definir estas saias bifurcadas para cavalgar. Mais tarde, este mesmo género de saias tipo calças foram desenvolvidas para permitirem às mulheres mais liberdade para realizarem atividades como jardinagem, limpezas, andar de bicicleta, etc. e, mesmo assim, parecerem que usavam uma saia. (referência: wikipedia). 

Hoje, as culottes voltaram e se já eram práticas há séculos, continuam a sê-lo nos dias que correm. Com bastante mais versatilidade, que as mulheres, atualmente, fazem bem mais que cuidar do jardim e da casa. São como umas bermudas largas e mais estilosas e adaptam-se a diferentes tipos de corpo e situações. Quem tem anca larga beneficia da culotte de perna larga e direita, principalmente se for de um tecido estruturado, assim como quem tem falta de anca e formas, no geral, ganha pontos com esta peça mais volumosa e que afunila numa cintura mais alta. Não têm que ter problemas em saber se podem usar umas culottes, é só terem noção do vosso tipo de corpo e escolherem a melhor opção para vocês em termos de tecido, cor e conjugação com as restantes peças.

As culottes também são muito parecidas com as também tendência midi skirts - acabam pelo meio da perna ou um pouco mais abaixo e são igualmente versáteis, podendo construir diferentes estilos e serem apropriadas para diferentes ocasiões. São tão parecidas com a midi skirt que as formas de usar não diferem muito:


  • Combinem com um top justinho para contrabalançar volumes ou com uma camisa acetinada para ainda mais glamour;
  • Tornem-na casual conjugando com uma malha ou uma camisa de ganga, por exemplo;
  • Ou dêem-lhe uma conotação mais rock fazendo o par perfeito com um blusão de cabedal;
  • Uma culotte de tecido e pinças, aperaltada com uma camisa e um blazer, é um look super apropriado para o ambiente de escritório formal e clássico, com um toque de modernidade;
  • Com culottes de cintura alta, é a peça perfeita para misturar com outra peça trendy, o crop top que assim só deixa ver uma pequena zona de pele;
  • Condição (mais ou menos) obrigatória: usar com saltos! O comprimento abaixo do joelho é super chique mas acaba por retirar um bocadinho de altura, principalmente a quem já é mais baixinha. Por isso, uns stiletto ou até uns botins improváveis, ajudam a minimizar esse efeito. Se coordenarem com um top de cor semelhante também fazem um efeito de alongamento que ajuda. Mas experimentem com sandálias rasas e até com ténis e vão ver que também não vão mal num contexto mais informal. ;)


Fiquem aqui com imensas ideias e apostem numa bela culotte se as inspirações vos tocarem no coração. ;)

















Sigam a LOOK A DAY pelo Facebook e pelo Instagram para mais inspirações diárias! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...